Articles

Gestão de Projetos — Quais são os melhores métodos e frameworks? | by Bruno Ferreira Fernandes | Mar, 2024

1
Please log in or register to do it.


Olá, tudo bom?

Hoje nosso post irá abordar em alto nível, os principais frameworks de gestão de projetos existentes.

Um spoiler inicial que gostamos sempre de salientar é que não existe framework 100% perfeito, bem como para você elogiar algum, não é necessário você denegrir outro. É aquela coisa, para amar o Messi não precisa odiar o Cristiano Ronaldo!

Nossa abordagem se baseia em estarmos capacitados em diversos métodos e frameworks e que tenhamos bastante conhecimento para que em determinados contextos e situações seja possível tomarmos as melhores escolhas. Nós sempre temos que estar abertos a novas informações e recebemos ensinamentos com a mente e o coração aberto. Sermos humildes o suficiente de reconhecermos que é impossível saber tudo e sempre há espaço para aprimorarmos como pessoas e profissionais. O objetivo desse artigo baseia-se em trazer provocações e reflexões sobre os frameworks e situações/aplicações que mais fazem sentido. Podemos refletir quais necessitamos nos capacitar mais e quais acreditamos que já tenhamos alcançado um conhecimento relevante. O quanto mais formos profissionais polivalentes e completos, seremos mais reconhecidos e poderemos propagar ainda mais o conhecimento nas organizações.

Seja um profissional completo — Tenha conhecimento suficiente para poder se adaptar em diversas situações;

Os frameworks e métodos de gestão de projetos evoluíram significativamente ao longo do tempo, adaptando-se às necessidades em constante mudança das organizações e aos desafios dos projetos. O mercado atualmente pratica uma variedade de metodologias, cada uma com seus próprios princípios, processos e práticas. Aqui estão alguns dos frameworks e métodos mais praticados:

Desenvolvido pelo Project Management Institute (PMI), o PMBOK® é mais um guia de melhores práticas do que uma metodologia específica. Ele fornece um conjunto de normas para gestão de projetos, abrangendo áreas de conhecimento como escopo, tempo, custo, qualidade, comunicação, risco, aquisições e gestão de stakeholders.

Método Cascata de Gestão de Projetos.

É uma metodologia de gestão de projetos estruturada originária do Reino Unido, focada em controle e organização do início ao fim do projeto. PRINCE2® é amplamente reconhecido e utilizado no setor público do Reino Unido e internacionalmente.

Esses 2 frameworks anteriores são mais conhecidos com métodos cascata de gestão de projetos — Famoso Waterfall, onde o planejamento é estruturado de forma sucessiva, refletindo uma “cascata”.

Uma das metodologias ágeis mais populares, focada no gerenciamento e no desenvolvimento de produtos em ambientes complexos. Utiliza sprints, reuniões diárias, revisões e sessões de retrospectiva para promover a colaboração da equipe e melhorar continuamente o processo de desenvolvimento.

Outra abordagem ágil que visa melhorar a eficiência através da visualização do fluxo de trabalho, limitando o trabalho em progresso. É conhecido por sua flexibilidade e por ser fácil de integrar com outras metodologias de projeto.

Originado do Sistema Toyota de Produção, o Lean foca na maximização do valor para o cliente enquanto minimiza o desperdício. Embora seja mais conhecido no contexto da manufatura, seus princípios foram adaptados para a gestão de projetos.

Gestão de Projetos por metodologias ágeis.

Uma metodologia ágil focada no desenvolvimento de software de alta qualidade e na capacidade de se adaptar a requisitos em mudança. XP enfatiza a comunicação, feedback, simplicidade e coragem.

Uma abordagem que combina elementos de metodologias tradicionais (como Waterfall) com práticas ágeis (como Scrum), buscando equilibrar a necessidade de estrutura e flexibilidade.

Cada uma dessas metodologias pode ser mais adequada para diferentes tipos de projetos, organizações e indústrias. A escolha depende de vários fatores, incluindo a complexidade do projeto, requisitos específicos, cultura organizacional e preferências da equipe de projeto.

Espero que tenham gostado do conteúdo. Na sequência iremos trazer um pouco mais de detalhe em cada framework. E aí, está preparado para essa jornada?



Source link

Unleashing the Hidden Power of Affirmations: Transform Your Mind, Transform Your Life | by Chewing on Strange gum | Mar, 2024
money plus Loan CusTomer Care Helpline Number/➑➎➑➌➒➐➏➐➌/ 6379440792 // 7090175805 ✓✓✍️/ contact number.. money plus Loan CusTomer Care Helpline Number/➑➎➑➌➒➐➏➐➌/ 6379440792 // 7090175805 ✓✓✍️/… - Ndinyen
Ads by AdZippy

Your email address will not be published. Required fields are marked *